ChatGPT entra esta quarta-feira em praticamente toda a gama da Citroën: veja se vai ficar disponível no seu carro

Cada vez mais marcas têm ChatGPT no seu sistema de infotainment, o modelo de inteligência artificial generativa mais conhecido internacionalmente, nos seus carros: Volkswagen, Skoda, Mercedes-Benz ou DS Automobiles são alguns exemplos.

Mas a Citroën, também pertencente ao grupo Stellantis, anunciou que a partir desta quarta-feira vai lançar o ChatGPT Navigation em quase toda a sua gama – vai estar disponível nos automóveis de passageiros C4, C4 X, C5 X, Berlingo e SpaceTourer, e no Van e Jumpy nos seus veículos comerciais.

Portugal é um dos mercados europeus onde vai ser adicionada esta nova funcionalidade, juntamente com França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos, Bélgica, Áustria, Espanha, Polónia, Luxemburgo, Suíça, República Checa, Suécia, Noruega, Irlanda e Dinamarca.

Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT integra-se ao sistema de infoentretenimento da Citroën através de um sistema de reconhecimento de voz e áudio da SoundHound. Pode ser ativado de três maneiras: através da palavra de ativação existente “Olá Citroën”, pressionando o botão de reconhecimento de voz no volante, ou através do widget de microfone na tela. O objetivo é que, graças à incorporação da IA, o reconhecimento de voz também seja mais fluido e natural, e proporcione melhores respostas baseadas na aprendizagem.

Desta forma, será possível obter respostas sobre os mais diversos temas, como informações históricas, conselhos sobre o que fazer numa cidade ou consultar receitas, entre outros. De facto, de acordo com testes realizados em maio de 2024, a Citroën afirma que este novo sistema demonstrou reduzir em quase 68% o número de mal-entendidos que por vezes levam à resposta “Não compreendi a sua pergunta”. Os mesmos testes mostraram que o nível de fluidez e interatividade do ChatGPT aumenta o uso do reconhecimento de fala em quase 70%.