Cerca de 10 mil civis retidos em Severodonetsk. A evacuação é impossível, diz presidente da câmara
Oleksandr Stryuk diz que a cidade industrial no leste da Ucrânia é agora o foco dos ataques russos e que a situação é “difícil, mas gerível”.
O Presidente da câmara municipal de Severodonetsk assegura que a resistência ucraniana se mantém, apesar dos ataques de artilharia das tropas russas. Contudo, os combates tornam impossível a evacuação de cerca de 10 mil civis retidos nessa cidade, de acordo com a ‘Aljazeera’.
O governador da região, Sergei Gaidai, explica que os militares da Rússia estão a destruir “tudo o que possa ser usado para defesa” pelos ucranianos, numa altura em que se intensificam os confrontos nas ruas de Severodonetsk.
Gaidai diz que artilharia de longo-alcance enviada por países do Ocidental permitiria às forças ucranianas retomar o controlo total da cidade oriental da Ucrânia. “Assim que tivermos artilharia de longo-alcance, seremos capazes de travar batalhas com a artilharia russa, as nossas forças especiais poderão limpas a cidade em dois ou três dias”, sublinha o governador.
As tropas ucranianas controla ainda somente 20% da idade de Severodonetsk, com as forças invasoras a controlar 60% e o restante território ainda por conquistar por qualquer um dos lados.