COO da Zurich diz que “expetativas são elevadíssimas” para call to action a startups apresentado hoje na Web Summit
O novo Zurich Innovation Championship – considerado o maior call to action a startups no setor segurador – foi lançado esta terça-feira em Lisboa, durante o Web Summit.
Este ano, a nova edição do concurso integra uma novidade: uma fase de aceleração das startups, para permitir a implementação efetiva das soluções de cada empresa..
“As nossas expetativas são elevadíssimas porque acreditamos que a novidade da fase de aceleração, face às duas edições anteriores, vai efetivamente marcar a diferença. O que estamos a dizer é o seguinte: temos equipas de colaboradores do Grupo Zurich, especialistas nas quatro áreas a concurso – simplificação, sustentabilidade, prevenção e mitigação e wild-card -, disponíveis para colaborar com 12 startups diferentes, provenientes de qualquer parte do mundo”, explica Carlos Fonseca, Chief Operating Officer da Zurich Portugal, em declarações à ‘Executive Digest’.
A empresa convida startups a participarem no concurso e a apresentarem soluções nas áreas de simplificação, sustentabilidade, prevenção e mitigação e wild-card, sendo selecionadas, em janeiro do próximo ano, até 12 startups para uma fase de aceleração de três meses, em que cada uma receberá um financiamento de até 86.180 euros (100.000 dólares).
Nas palavras do executivo, o feedback recebido em Portugal com as empresas com as quais se cruzam “é muito positivo”: “Em Portugal trabalhamos de forma muito próxima dos principais hub de startups e sentimos que o ZIC tem vindo a afirmar-se e a ganhar dimensão. Esta postura de querer aprender com as startups ajuda-nos a colaborar genuinamente com talentos externos muito interessantes, mas também a trazer a cultura das startups para dentro de portas”.
“Para a Zurich, o ideal é que a inovação seja gerada de forma mista, ou seja, entre os nossos colaboradores e entre colaboradores e startups e empreendedores externos. Quando juntamos os especialistas internos e externos do setor, conseguimos inovar de forma muito mais acelerada”, defende ainda o porta-voz do grupo numa entrevista à ‘ED’.
Cada uma das 12 startups selecionadas em janeiro, além de receber o financiamento anteriormente referido, irá trabalhar com especialistas da Zurich num plano operacional, com vista a aumentar a proposta de negócio conjunta.
De acordo com o mesmo porta-voz do grupo, a fase de aceleração vai decorrer entre abril e junho do próximo ano, seguindo-se a fase de implementação até setembro de 2022.
Em outubro de 2022, está prevista uma apresentação pública das 12 soluções.
Na última edição do Zurich Innovation Championship (ZIC), em 2019/2020, a empresa recebeu 1358 candidaturas de 68 países e territórios onde a Zurich está presente, dos quais foram selecionados 25 vencedores nacionais: “Estes números não só representam um movimento de inovação global que colocamos em marcha a cada edição do ZIC, como também são parte integrante da nossa cultura e estratégia de inovação interna e externa”, refere o mesmo responsável, recordando alguns dos projetos.
O ZIC distinguiu, na 2.ª edição, o “ClaimFlo”, com a otimização da gestão de sinistros através de machine learning, alcançou o prémio ouro, tendo o prémio prata sido atribuído à “Pops! Diabetes Care” com a app que mede os níveis de açúcar no sangue em tempo real e à “Jupiter Intelligence” que desenvolveu uma solução capaz de gerir riscos catastróficos através da modelação de fatores associados às alterações climáticas.
De acordo com Carlos Fonseca, a empresa tem, atualmente, mais de 12 projetos de inovação provenientes das duas edições do ZIC em curso.
As inscrições para o concurso estão abertas até ao dia 23 de dezembro.