Celebra-se hoje o dia mundial do Carocha

Beetle-story_i02
O famoso Carocha (Beetle de nome original) foi o primeiro modelo fabricado pela Volkswagen e o automóvel mais vendido no mundo, ultrapassando o recorde do Ford T em 1972.  
Produzido desde 1938 até 2003, tendo a última unidade saído México, o Carocha enfrentou as complicações de uma Segunda Guerra Mundial, crises financeiras e problemas no próprio sector industrial.
A necessidade de um automóvel prático e funcional surgiu das próprias ideias de Adolf Hitler, líder nazi alemão, que desejava um automóvel barato que pudesse ser produzido em massa no seu país. O chamado “carro do povo” começou primordialmente a ser projectado pela Porsche.
Contudo, foi o pós-guerra que definiu o boom deste modelo icónico, sendo finalmente produzido o primeiro Volkswagen Type 1, ou mais conhecido como Beetle. Ao todo foram fabricados mais de 21 milhões de Carochas, numa plataforma de design único que contribuiu para o aparecimento do primeiro automóvel com motor na traseira.
Até à data, existiram inúmeras actualizações e facelifts assim como sucessores actuais que ainda desfilam pelas estradas desse mundo.