“Casas, escolas e hospitais”: UE ajuda Turquia com mil milhões de euros para reconstrução após violentos terramotos

A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira que irá ajudar a Turquia com mil milhões de euros, destinados aos “esforços de reconstrução” após os violentos terramotos que devastaram o país e fizeram dezenas de milhares de mortos, em fevereiro.

“Ninguém pode preencher o vazio deixado por aqueles que perderam as suas vias. Mas juntos podemos reconstruir e reerguer”, esclareceu Ursula Von der Leyen antes de uma conferência em Bruxelas.

A presidente da Comissão Europeia enumerou que serão reconstruídas “casas, escolas e hospitais” destruídos pelos abalos, e que as edificações serão feitas “segundo os mais altos parâmetros de segurança sísmica”.

Mais de 50 mil pessoas morreram na Turquia e na Síria nos terramotos que afetaram o sudeste do país. A tragédia veio trazer a público a discussão sobre os parâmetros de construção e os cuidados de segurança antissísmica naquela região, habitualmente muito afetada por sismos.

Segundo adiantou Von der Leyen, o pacote de ajuda também prevê 108 milhões de euros de ajuda humanitária para a Síria.

Na segunda-feira, o presidente da Turquia calculou que os danos causados pelos terramotos ascendam aos 97 mil milhões de euros.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.