‘Carro mais caro do mundo’ estreou-se há 53 anos na Lua: sente-se num “moon buggy” e aprecie a viagem lunar

A 31 de julho de 1971, a Apollo 15 tornou-se a primeira missão espacial a usar o Lunar Roving Vehicle (LRV), apelidado de “moon buggy” – o carro mais caro do mundo -, um veículo elétrico projetado para operar no vácuo de baixa gravidade da Lua – a bordo, os astronautas foram capazes de atravessar a superfície lunar e realizar diversas atividades e experiências.

Os astronautas David Scott e James Irwin aterrara o módulo lunar Falcon na região de Hadley–Apennine e exploraram a área via LRV, o que lhes permitiu viajar muito mais longe da zona de pouso do que fora possível em missões anteriores – passaram mais de dezoito horas a realizar atividades extra-veiculares na superfície da Lua e recolheram 77 quilogramas de material.

O rover lunar foi o resultado de um projeto de engenharia complexo que foi desenvolvido ao longo de anos: fabricado pela Boeing e General Motors, o rover lunar imediatamente adquiriu o nome de “moon buggy”: era um carrinho de quatro rodas movido a bateria que transportaria não apenas os astronautas, mas também amplas amostras de rochas e muitos equipamentos científicos.

Entre 1965 e 1967, os engenheiros da NASA concluíram quer era necessário um veículo de algum tipo para aproveitar ao máximo os estudos lunares do programa Apollo. Em 1969, escolheram o Lunar Roving Vehicle como o conceito vencedor e sancionaram a sua criação: o desenvolvimento final e a construção dos veículos lunares ocorreram pouco antes da missão da Apollo 11.

A Boeing supervisionou o projeto e a General Motors, como subcontratada, forneceu as rodas, os motores elétricos e a suspensão. O custo final do programa do veículo lunar foi de 38 milhões de dólares por quatro carros. Muitos disseram desde então, com um brilho nos olhos, que os veículos lunares, a 9,5 milhões cada, são os carros mais caros do mundo — deixando Ferraris e Lamborghinis para trás!

A tripulação da Apollo 15 consistia num veterano experiente em voos espaciais e dois novatos. David Scott, o comandante, era um oficial da Força Aérea de 39 anos e piloto de testes, que viria mais tarde a juntar-se a Neil Armstrong como parte da missão Gemini VIII. A experiência de Scott seria fundamental para a narrativa ambiciosa esperada da Apollo 15: ele seria acompanhado pelo piloto do Módulo de Comando Alfred Worden, de 39 anos nascido em Michigan que havia sido piloto da Força Aérea e foi selecionado como candidato a astronauta em 1966. O piloto do Módulo Lunar da missão era James Irwin, de 41 anos, que tinha experiência como engenheiro aeronáutico e piloto de testes da Força Aérea.

Quer ter a sensação do que será um passeio lunar feito pelos astronautas?

Preste atenção a estas imagens da missão Apollo 16, publicadas pela NASA, anos volvidos: os astronautas John Young e Charles Duke aterraram o módulo lunar Orion a 21 de abril nas Terras Altas de Descartes e passaram um total de 71 horas na superfície. As imagens foram melhoradas pelo youtuber ‘Dutchsteammachine’, que utilizou IA (Inteligência Artificial), que transformou as imagens captadas em 16 mm e aumentou a taxa de quadros de 12fps para 60fps. Para completar a experiência, a ‘Dutchsteammachine’ corrigiu as cores e sincronizou o áudio do rádio dos astronautas.