Caravana pela EN2 fecha semana em Ponte de Sor: protesto dos professores chega ao centro do país

A caravana “Pela Profissão Docente e pela Escola Pública” arrancou de Chaves e propõe-se atravessar o país, de norte a sul, pela Estrada Nacional nº 2 até Faro, palco da chegada a 30 de maio. Hoje, o ponto de partida é Vila de Rei e vai seguir o seguinte percurso:

10 horas – Vila de Rei, em frente à EB Centro de Portugal;
12 horas – Sardoal;
13 horas – Abrantes, na rotunda da Liberdade (cruzamento da Avenida das Forças Armadas com a avenida 25 de Abril);
17 horas – Ponte de Sor, em frente à Escola Secundária de Ponte de Sor.

Em todos os pontos de paragem do dia, à exceção do Sardoal, a caravana vai efetuar plenários sindicais com a presença de professores e educadores.

Para esta segunda-feira o ponto de partida será Ponte de Sor, num percurso de protesto que antecede a greve e as manifestações marcadas para 6 de junho.

O protesto foi promovido pela plataforma que junta nove organizações sindicais do setor da Educação – além da Fenprof, fazem parte da plataforma Federação Nacional da Educação, a Associação Sindical de Professores Licenciados, a Pró-Ordem dos Professores, Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados, Sindicato Nacional dos Profissionais de Educação, Sindicato Nacional e Democrático dos Professores, Sindicato Independente dos Professores e Educadores e Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades.

A recuperação do tempo de serviço dos professores – seis anos, seis meses e 23 dias – “será um problema central nesta caravana”, apontou Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof).

“Nós temos 738,5 quilómetros pela frente, vamos fazê-lo em seis etapas e meia. O ministério tem seis anos, seis meses e 23 dias para recuperar aos professores, pode fazê-lo faseadamente”, salientou.

O objetivo da iniciativa é dizer ao Governo que, “quando a quilometragem é muito grande e é exigente, tal como o tempo de serviço que está por recuperar – 2.393 dias – é sempre possível por etapas, faseadamente, conseguir dar resposta”.

Ler Mais