Café Joyeux desafia portugueses a calçarem-se a “rigor” para assinalar o Dia Mundial da Síndrome de Down

Hoje, dia 21 de março, o Café Joyeux assinala o Dia Mundial da Síndrome de Down com um convite especial a todos os portugueses: usar meias desemparelhadas como símbolo de inclusão e diversidade.

A iniciativa visa destacar a importância da diferença como fator de enriquecimento social e incentivar a integração de pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento. Durante todo o dia, quem aderir ao desafio e visitar um dos cinco Cafés Joyeux em Lisboa, Cascais ou Carcavelos com meias desemparelhadas será presenteado com um café gratuito, torrado em Portugal e servido com dedicação.

“É fundamental desconstruir os estigmas associados às pessoas com dificuldade intelectual e do desenvolvimento. Acreditamos que a melhor forma de o fazer é demonstrar que a inclusão da diferença no nosso dia-a-dia é natural e enriquecedora. Queremos convidar todos os portugueses a visitar um Café Joyeux neste dia especial e a testemunhar a realidade desta diferença e a sua compatibilidade com as nossas vidas e rotinas. Ao verem o que estes jovens são capazes de fazer, não haverá como negar o valor que trazem à comunidade”, afirma Filipa Pinto Coelho, Presidente da Associação VilacomVida e CEO do Joyeux em Portugal.

O Café Joyeux é uma cadeia de cafetarias inclusivas que emprega pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento, promovendo a sua formação e autonomia no mercado de trabalho.