BYD vai usar o “Olho de Deus” nos seus carros para vencer a Tesla na corrida pela condução autónoma

As marcas automóveis analisam o seu setor como jogadores abordam um jogo de xadrez: com os movimentos futuros e os rivais em mente. Nesse sentido, os fabricantes já começaram a identificar a direção autónoma como o grande caminho da indústria e já começaram a mexer as suas peças para conquistar uma posição vantajosa no futuro setor automóvel.

O compromisso da Tesla com essa tecnologia foi recentemente replicado pela Volvo, e agora a BYD está a juntar-se à ‘festa’: a marca chinesa, concorrente direta da empresa de Elon Musk, redobrou os seus esforços para superar a Tesla.

A BYD, principal fabricante de veículos elétricos da China, revelou o seu sistema de direção autónoma, chamado “Olho de Deus”, garantindo que este será implementado em toda a linha de modelos. “Estamos a entrar numa era em que a direção autónoma estará ao alcance de todos”, referiu o fundador Wang Chuanfu, num evento na sede da BYD em Shenzhen, na China.

O sistema “God’s Eye”, desenvolvido inteiramente pela BYD, terá funções como estacionamento remoto via smartphone e ultrapassagens autónomas nas autoestradas: especificamente, a empresa chinesa planeia instalar este software até mesmo no seu modelo mais acessível, o Seagull, que custa cerca de 9.300 euros. Até agora, a BYD só oferecia esses recursos em modelos com preços a partir de 30 mil dólares.

Este movimento reforçou a perceção da direção autónoma, entre as principais marcas automóveis, como um dos pilares do futuro da indústria: há poucos dias, a Volvo, da chinesa Geely, fechou um acordo com a startup Waabi para desenvolver e distribuir camiões autónomos. Especificamente, a empresa sueca integrará o sistema Waabi Driver na sua ferramenta de direção autónoma para camiões, bem como na produção do modelo Volvo VNL Autonomous, fabricado em New River Valley, na Virgínia (EUA) – o VNL Autonomous foi lançado em maio de 2024 e começou a operar em dezembro passado, operando sob um acordo com a DHL.