Bruxelas lança programa para integrar empresas e empresários ucranianos no mercado único

A Comissão Europeia lançou, esta terça-feira, dois convites à apresentação de propostas sob o título conjunto ‘ReadyForEU’, com um orçamento total de 7,5 milhões de euros para integrar empresas e empresários ucranianos no mercado único.

Em comunicado a Comissão Europeia explica que “ambos os convites visam ajudar os empreendedores e as empresas ucranianas a beneficiar do mercado único. Os convites são financiados ao abrigo do Programa do Mercado Único e dão seguimento ao recente acordo relativo à adesão da Ucrânia a este programa, assinado pela presidente Ursula von der Leyen e pelo primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, em 2 de fevereiro de 2023”.

O primeiro convite à apresentação de propostas, chama-se ‘Business Bridge’ (ponte empresarial), e tem um orçamento de 4,5 milhões de euros, com o o objetivo de prestar apoio financeiro às pequenas e médias empresas (PME) ucranianas afetadas pela guerra, sob a forma de vales para aceder a serviços e participar em feiras comerciais na UE (União Europeia). O projeto será gerido por organizações de apoio às empresas, como a Enterprise Europe Network (EEN) (rede europeia de empresas), a rede europeia de «clusters», bem como outras organizações.

O objetivo do convite é criar um consórcio de organizações empresariais, que irá selecionar até 1.500 pequenas e médias empresas (PME) ucranianas orientadas para o crescimento e a sustentabilidade para beneficiarem de apoio direto até 2.500 euros.

Este apoio direto cobrirá os custos dessas PME ucranianas com os serviços de apoio às empresas, tais como: estudos de mercado para identificar parceiros europeus, aconselhamento jurídico, organizacional ou financeiro para a criação de uma nova empresa ou para a adaptação de uma empresa existente, ajuda para participar em feiras comerciais na UE ou para a deslocação até essas feiras e aconselhamento jurídico em matéria de direitos de propriedade intelectual.

O segundo convite, chama-se ‘Erasmus para Jovens Empreendedores — Ucrânia’, e terá um orçamento de 3 milhões de euros, sendo que irá permitir a novos empreendedores ucranianos adquirir experiência empresarial noutros países europeus. Este projeto será executado enquanto parte do programa Erasmus para Jovens Empreendedores já estabelecido, que proporcionou a mais de 22.000 empreendedores de toda a Europa a oportunidade de partilharem o seu saber empresarial.

Este convite irá selecionar organizações na Ucrânia e na UE que serão responsáveis por recrutar até 430 novos empreendedores ucranianos e de os pôr contacto com empreendedores de acolhimento na UE. Em seguida, prestará apoio financeiro a esses empreendedores e contribuirá para as suas despesas de subsistência e de viagem, segundo a Comissão.

Os convites à apresentação de propostas estão abertos a partir de hoje, 28 de fevereiro de 2023, podendo as empresas e os empreendedores ucranianos candidatar-se no último trimestre deste ano.

Bruxelas dá ‘luz verde’ a plano de apoio de 4,2 milhões de euros às empresas na Madeira

Ler Mais