BMW pondera X5 e X7 com células de combustível a hidrogénio
Klaus Fröhlich, responsável pelo departamento de desenvolvimento e pesquisa da BMW, explicou em entrevista à EngineeringNews que um motor de células de combustível a hidrogénio para os modelos BMW X5 e X7 poderia ser uma boa solução. A confissão decorreu de uma conversa acerca do futuro da indústria automóvel, nomeadamente o dos veículos “verdes”.
Fröhlich consubstancia esta afirmação pelo enorme crescimento de vendas de veículos movidos a fontes de energia alternativas, especialmente na Europa. O mesmo acredita que daqui a dez anos um décimo da população terá automóveis 100% elétricos e que na próxima metade do século já serão 50%. Enquanto isso, a outra metade cingir-se-á a automóveis de células de combustível a hidrogénio.
Em termos de estratégia para o futuro a BMW irá direcionar os seus motores elétricos para veículos citadinos e urbanos ao invés dos de células de combustível a hidrogénio que serão mais focados em longas distâncias e modelos maiores como o Série 5 e outros.
A primeira geração do BMW X7 está prevista para 2017 sendo que a possibilidade de um automóvel a hidrogénio só deverá acontecer em 2020.]]>