BMW já utiliza Inteligência Artificial no design dos seus veículos, admite responsável

A BMW vai utilizar a Inteligência Artificial no design dos seus veículos, em particular a dupla Série 5/ i5 – a IA simula processos de inteligência humana, um processo de autoaprendizagem que tende a melhorar com o tempo: pode ser utilizada em muito mais do que apenas conversas, sendo que a marca alemã já admitiu que iniciou experiências no design automóvel através da IA.

De acordo com Adrian van Hooydonk, chefe de design da BMW, em entrevista à ‘TopGear’, já foi utilizada a IA em várias tarefas de design. “Estamos a experimentar no design, por exemplo, no design de rodas”, explicou o responsável. “Pode-se definir alguns parâmetros – se se quiser uma roda de cinco raios, que deve pesar tanto, deve ter um aro de 20 polegadas, e o computador começa a gerar ideias.”

De acordo com a BMW, não há intenção de deixar a IA assumir o controlo total do processo de design. “Ainda assim, como pessoa, como ser humano, precisamos de ser o diretor de arte. É preciso escolher. Tem de se guiar o processo – não é como se o computador pudesse inventar coisas mas pode combinar vários parâmetros numa proposta muito mais rápido do que um ser humano”, explicou Hooydonk.

E poderá a IA desenvolver um projeto de um carro completo? Para o responsável, não. A tecnologia utiliza imagens e esboços disponíveis online e combina-os de diferentes formas para gerar novos designs. Segundo Hooydonk, o resultado fica parecido com algo já visto.