BMW e Baidu lançam carro autónomo ainda este ano
A corrida dos carros autónomos tem, até agora, a Google na liderança mas o cenário pode mudar depois do anúncio de Wang Jin, vice-presidente da tecnológica chinesa Baidu. Conhecida pelo seu motor de busca, a Baidu juntou-se à BMW para desenvolver um carro inteligente que deverá chegar às estradas ainda este ano.
De acordo com Wang Jin, em declarações avançadas pelo The Guardian, a Baidu tem vindo a trabalhar nos protótipos em parceria com a BMW desde o último ano e o produto final está praticamente pronto.
No entanto, a tecnologia da Baidu é ligeiramente diferente da da Google, já que o conceito de carro autónomo da empresa chinesa tem mais a ver com ajudar o condutor do que eliminá-lo, ao passo que o projecto da Google retira o condutor da equação por completo.
Essa diferença poderá ajudar, ainda assim, a Baidu e a BMW a colocar o seu modelo nas estradas mais rapidamente do que a Google, especialmente no que diz respeito ao enquadramento legal. Enquanto a tecnológica norte-americana tem tido dificuldades em ver aprovado o seu carro autónomo nos Estados Unidos da América, a Baidu deverá beneficiar não só do facto do seu projecto manter um ser humano dentro do carro como também da flexibilidade que as leis chinesas apresentam relativamente a inovações tecnológicas.