Black Friday e Dia dos Solteiros dão impulso à Joom para registar crescimento recorde em toda a Europa

O marketplace Joom estabeleceu novos recordes no mês de novembro, com a Black Friday e o Dia dos Solteiros a impulsionarem os resultados da empresa.

De acordo com a empresa, pela primeira vez este ano, este período especial de vendas durou quase um mês (de 1 a 27 de novembro), com dois picos registados no Dia do Solteiro, celebrado a 11 de novembro, e na Black Friday, a 23 de novembro, o que ajudou a promover o rápido crescimento do Marketplace na Europa.

Os três principais países em termos de crescimento de vendas em comparação com novembro de 2022 foram a Letónia (138%), a Polónia (86%) e a Moldávia (65%).

Com base nas preferências dos clientes, a plataforma selecionou para campanha de promoção cerca de 507 mil produtos, representando 15% do sortido da plataforma, em todas as categorias dos principais vendedores de 24 países.

Os dados divulgados pelo Marketplace mostram ainda que o número de vendedores que participaram nas promoções especiais aumentou para 50%, em comparação com 30% há um ano.

As três principais categorias em termos de vendas foram vestuário e acessórios femininos, eletrónica, casa e cozinha.

Já o item mais vendido foram as luzes de Natal LED, com uma queda de 25% no seu preço durante a campanha de novembro.

Em média, as vendas dos comerciantes que participam na campanha de novembro aumentam 50-60% em comparação com um dia normal na plataforma, com destaque para o desempenho excecional desta temporada dos vendedores da Coreia e da Índia, cujas vendas aumentaram 5 e 2,5 vezes, respetivamente, durante as vendas de novembro em relação a novembro de 2022.

“Com a inflação ainda a ser uma das principais preocupações da maioria das economias, o comércio eletrónico transfronteiriço continua a ser a melhor forma de gerir o orçamento e poupar dinheiro”, afirmou Lavrentiy Klimov, Diretor de Desenvolvimento Comercial do Joom Marketplace.