Black Friday: Dos artigos em segunda mão ao planeamento financeiro, saiba como poupar a carteira e o ambiente

A Black Friday é um dos ex líbris anuais do consumismo. Descontos, descontos e mais descontos levam-nos por vezes ao consumo excessivo, mas há formas de reservar a carteira e o ambiente.

A MAPFRE propõe uma abordagem mais consciente, e divulga sete estratégias que prometem transformar esta época de compras frenéticas numa oportunidade única para escolhas mais conscientes.

 

  1. Refletir sobre necessidades versus desejos

Em primeiro lugar, devemos ter consciência das nossas necessidades, e questionar se um produto é essencial ou não.

 

  1. Investir em produtos sustentáveis

Considere a durabilidade e os impactos ambientais dos produtos. Ao optar por produtos de alta qualidade, os consumidores prolongam a vida útil dos seus bens, reduzindo a necessidade de substituições frequentes e contribuindo para a diminuição do desperdício.

 

  1. Reutilização e segunda mão

Explorar mercados vintage e plataformas online de revenda para promover um ciclo de vida mais longo para os produtos.

 

  1. Priorizar as experiências

Experiências, como viagens, workshops ou eventos culturais, são uma boa forma de escapar ao consumo excessivo, e podem ter um impacto emocional muito mais profundo do que a aquisição de objetos transitórios.

 

  1. Planeamento financeiro responsável

Definir um orçamento claro é uma prática fundamental para evitar gastos impulsivos durante a Black Friday. Devem-se estabelecer limites financeiros realistas, tendo em mente as suas metas a longo prazo.

 

  1. Participação em iniciativas sustentáveis

Escolher marcas comprometidas com práticas sustentáveis é uma forma eficaz de influenciar positivamente o mercado. Investigar as políticas de responsabilidade social e ambiental das empresas antes de efetuar compras e apoiar instituições alinhadas com valores sustentáveis não só recompensa as práticas éticas, mas também estimula outras empresas a seguirem o mesmo caminho.

 

  1. Ter consciência do impacto ambiental

Deve ter consciência do impacto ambiental dos produtos, é importante estar atento à utilização de materiais eco-friendly, embalagens recicláveis e práticas sustentáveis.

Ler Mais



pub
a carregar...

Comentários
Loading...