Bitcoin é o novo ouro? Previsão da JPMorgan aponta para os 146 mil dólares
Uma Bitcoin pode valer, no longo prazo, 146 mil dólares, ou seja, perto de 119 mil euros. A previsão é apontada pela JPMorgan que descreve esta criptomoeda como a concorrente do ouro na corrida das moedas alternativas. No entanto, para que a Bitcoin possa atingir todo o seu potencial, a volatilidade que lhe está associada terá de recuar significativamente. Só desta forma, poderá competir, de facto, com o ouro em termos de valor de mercado.
«Para a maioria dos investidores institucionais, a volatilidade de cada classe importa em termos de gestão de risco do portefólio e, quanto maior a volatilidade de uma classe de activos, maior o risco do capital», explicam os analistas da JPMorgan, citados pela CNBC.
Até ao momento, a Bitcoin já foi capaz de ultrapassar a marca dos 30 mil dólares (aproximadamente 24 mil euros), sendo este o valor mais elevado de sempre. O banco norte-americano de investimento considera, contudo, que ainda há um longo caminho a percorrer e que o preço poderá disparar ao longo dos próximos anos.
A avaliação do mercado de Bitcoin (market cap) situa-se, actualmente na ordem dos 557 mil milhões de dólares (453,8 mil milhões de euros), mas ainda terá de crescer 4,6 vezes para chegar aos 2,7 biliões de dólares (2,2 biliões de euros) do sector privado de investimento em ouro.