Bielorrússia prolonga isenção de vistos para Portugal e mais 37 países

A Bielorrússia prolongou até 31 de dezembro de 2025 a isenção de vistos a cidadãos de 38 países europeus, incluindo Portugal, que entrem no país por via terrestre, anunciaram hoje as autoridades bielorrussas.

A medida foi aprovada pelo presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, segundo a agência estatal Belta.

“Dada a popularidade da ‘viagem sem visto’ da Bielorrússia entre os estrangeiros, o chefe de Estado decidiu prorrogar a isenção de visto para os cidadãos de 38 países europeus”, anunciou o Comité de Fronteiras bielorrusso nas redes sociais.

“Os estrangeiros continuarão a poder entrar na Bielorrússia sem visto até 31 de dezembro de 2025, inclusive”, precisou o organismo estatal.

A Bielorrússia é alvo de sanções da União Europeia (UE) por apoiar a guerra da Rússia contra a Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022.

As sanções abrangem os voos das companhias aéreas europeias para a Bielorrússia.

O Comité de Fronteiras disse que mais de um milhão de cidadãos de países europeus visitaram a Bielorrússia desde o início do regime de isenção de vistos, em 2022.

“A isenção de visto é mais popular entre os turistas dos países vizinhos: Lituânia, Letónia e Polónia”, disse o comité.

“É também popular entre os turistas da Alemanha, Estónia, Itália, França e Reino Unido”, acrescentou.

Além de Portugal e dos países mais populares, a medida abrange Áustria, Andorra, Bélgica, Bulgária, Bósnia-Herzegovina, Chipre, Croácia, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Eslovénia e Finlândia.

Também beneficiam da medida Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Liechtenstein, Luxemburgo, Macedónia do Norte, Malta, Mónaco, Países Baixos, Noruega, Roménia, República Checa, São Marino, Suíça, Suécia e Vaticano.

O direito de entrada sem visto na Bielorrússia pode ser utilizado um número ilimitado de vezes até 31 de dezembro de 2025, segundo a página oficial do Comité de Fronteiras na Internet.

“Para os cidadãos da Polónia, da Lituânia e da Letónia (bem como para as pessoas com o estatuto de não-cidadão da Letónia), o período de estada temporária não pode exceder 90 dias a contar da data de entrada”, disse o comité.

“Para os cidadãos dos restantes 35 países, a estada temporária no território da Bielorrússia não deve exceder 30 dias a contar da data de entrada”, acrescentou.

Em 2023, turistas de 174 países visitaram a Bielorrússia, a maior parte deles da Federação Russa, segundo dados do Ministério dos Desportos e do Turismo bielorrusso.

“Seguiram-se os turistas da Lituânia e da Letónia. A este respeito, a isenção de visto é um fator importante que contribui para a chegada de turistas”, comentou a diretora do Departamento de Turismo do ministério, Irina Voronovich.

O Comité de Fronteiras esclareceu que “os estrangeiros que chegam ao território da Bielorrússia com isenção de visto podem transitar para outros países terceiros, que não a Rússia, incluindo por via aérea”.

A Bielorrússia tem uma fronteira de mais de 3.600 quilómetros de extensão com a Rússia, a Ucrânia e três membros da UE: Polónia, Lituânia e Letónia.