Berlim, Londres e Roma recebem manifestações de apoio a Gaza e fim do rearmamento da Europa

Berlim, Roma e Londres recebem este sábado manifestações de apoio aos palestinianos: para a cidade alemã, às 14 horas (horário de Lisboa), no Portão Brandemburgo, vai decorrer a grande manifestação “Unidos por Gaza”; já em terras transalpinas, às 13 horas, a manifestação “Stop ao rearmamento da Europa”; por último, na capital do Reino Unido, às 12 horas, uma manifestação nacional de apoio aos palestinianos.

Mais de metade dos britânicos opõe-se à guerra de Israel em Gaza, com a grande maioria a dizer que a conduta de Israel é semelhante a genocídio, revelou uma sondagem encomendada pela ONG Action For Humanity em colaboração com o Centro Internacional de Justiça para os Palestinianos e conduzida pela YouGov.

A sondagem concluiu que 55% do público se opõe às ações de Israel em Gaza, com apenas 15% de apoio. Destes 55%, uns impressionantes 82% acreditam que isto equivale ao crime de genocídio. “Isto significa que 45% dos adultos no Reino Unido consideram as ações de Israel genocidas”, afirmaram as duas ONG.

A sondagem também descobriu que quase dois terços dos britânicos (65%) querem que o Reino Unido implemente o mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional para o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, se este visitar o Reino Unido.

De acordo com as ONG, as conclusões mostram “uma crescente pressão pública para a responsabilização legal e uma resposta governamental decisiva”.

Em Roma, no passado dia 7, até 300 mil pessoas participaram na manifestação liderada pelos partidos da oposição em Roma para exigir o fim da guerra em Gaza. Muitos criticaram os governos de Giorgia Meloni e Benjamin Netanyahu.

A marcha, organizada em Roma pelas forças da oposição Partito Democrato (Partido Democrático), Movimento 5 Stelle (M5s) e Alleanza Verdi Sinistra Italiana (Avs), teve início na Piazza Vittorio Emanuele II e terminou em frente à Basílica de San Giovanni in Laterano.

Dezenas de milhares de pessoas, segundo os organizadores, marcharam agitando bandeiras da Palestina, da paz e do partido, bem como cartazes anti-guerra. Mas também foi possível ver várias bandeiras de Israel e da paz com a Estrela de David no centro.

A faixa com as palavras “Gaza, pára o massacre. Basta de cumplicidade” abriu a procissão, seguida por uma multidão vinda de toda a Itália. Segundo as autoridades locais, pelo menos dez mil pessoas juntaram-se nas ruas de Roma, e milhares estavam na praça onde terminou a procissão.