BBC diz que Portugal é “o segredo mais bem guardado da Europa para o ciclismo”

A cadeia de notícias internacional BBC deu destaque a Portugal como sendo “o segredo mais bem guardado da Europa para o ciclismo”. A produção de bicicletas no nosso país é reconhecida internacionalmente.

Portugal é o maior fabricante de bicicletas da União Europeia (UE), tendo no ano passado fabricado mais de 2,6 milhões de bicicletas, o que representa mais de um quinto do total de 12,2 milhões de bicicletas produzidas em todo o mundo, segundo dados oficiais da UE.

A indústria do setor em Portugal fabrica principalmente para empresas estrangeiras, e esta contempla atualmente cerca de 60 fábricas e quase 8.000 pessoas empregadas em Águeda e arredores.

 

Colocar o pé no pedal e conhecer as empresas

A reportagem visitou várias empresas do setor em Portugal, começando pela Rodi, empresa aveirense considerada um dos maiores fabricantes europeus de rodas para bicicletas.

Rui Mendes, administrador da Rodi, afirmou que “no início da pandemia, muitos clientes [empresas de bicicletas] começaram a adiar os seus pedidos, temendo o que poderia acontecer”, e como consequência, acabaram por parar a produção.

Neste período, admitiu, os 300 funcionários concordaram em tirar três semanas de férias para ajudar a suportar a empresa. No entanto, a pandemia trouxe uma curiosidade, as pessoas em toda a Europa começaram a andar mais de bicicleta, e as encomendas voltaram a disparar.

A Engrenagens Miranda foi outra empresa que recebeu a visita da BBC. João Filipe Miranda admitiu que está prevista uma receita de 27 milhões de euros “o nosso melhor desde a fundação da empresa” em 1940.

O empresário acredita que uma das vantagens da produção nacional, para além da qualidade, é a possibilidade de oferecer aos clientes europeus cadeias de abastecimento muito mais curtas do que os fabricantes concorrentes asiáticos.

Gil Nadais, Secretário Geral da Portugal Bike Value, associação do setor, disse à BBC que a pandemia foi a principal força motriz do crescimento contínuo da indústria. “A Covid trouxe uma nova oportunidade para o setor, pois acabou por incentivar estilos de vida mais saudáveis ​​[em toda a Europa]”, disse, acrescentando que se espera que a indústria veja as exportações totais crescerem entre 20% e 30% este ano.

Pedalando para a capital, a BBC falou com Fernando Chicarini, dono da loja de bicicletas mais antiga de Lisboa – Armazéns Airaf, fundada em 1951.  Chicarini diz que as vendas dispararam 40% desde o início da pandemia, e que também viu um grande aumento no número de pessoas que querem reparar as suas bicicletas antigas.

Ler Mais