Bankinter adquire parte do Barclays em Portugal

O Bankinter anunciou a aquisição do negócio de Retail & Wealth do Barclays em Portugal por cerca de 100 milhões de euros. A operação ainda está sujeita à aprovação das entidades competentes mas exclui, no entanto, o negócio da banca de investimento e cartões e ainda um pequeno grupo de clientes corporativos que continuarão a ser geridos pelo Barclays, refere o banco espanhol em comunicado.

Ao todo, o Bankinter será responsável por uma carteira de créditos de 4.881 milhões de euros, activos geridos em contas extrapatrimoniais no valor de 2.936 milhões de euros, uma rede de 84 sucursais, uma equipa de mil funcionários e 185 mil clientes, dos quais 20.300 são empresas. No mesmo comunicado, o banco comprador explica que «a aquisição supõe um impulso notável na estratégia de crescimento do banco e na consolidação do Bankinter como banco com vocação e estratégia europeia». Trata-se, aliás, da operação corporativa mais importante do banco em 50 anos de história, afirma o Bankinter.

Paralelamente, a Bankinter Seguros de Vida, sociedade controlada em 50% pelo Bankinter e pela Mapfre, acordou adquirir a unidade de seguros de vida e de pensões do Barclays em Portugal por 75 milhões de euros.

María Dolores Dancausa, CEO do Bankinter, refere ainda, em comunicado, que Portugal é «um país com muitas possibilidades que tem passado por momentos difíceis mas que, com o esforço de toda a sociedade portuguesa, tem iniciado o caminho da recuperação com um ritmo de crescimento para os próximos anos em linha com o resto da eurozona. É por isso que decidimos investir aqui».