Bancos russos, gasoduto Nord Stream: Von der Leyen anuncia novas sanções contra Putin
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou esta sexta-feira um novo pacote de sanções contra a Rússia, no qual estão incluídos o veto ao gasoduto Nord Stream, além de novos golpes ao sistema bancário russo que sustenta a máquina de guerra e a ‘frota fantasma’ de Vladimir Putin.
“Para deixar claro, queremos a paz. E é por isso que estamos a trabalhar no próximo pacote de sanções”, indicou, em Tirana (Albânia), à chegada da cimeira de líderes da Comunidade Política Europeia (CEP).
Von der Leyen explicou que alguns dos principais elementos deste novo pacote serão o veto ao gasoduto Nord Stream, mais navios na lista da ‘frota fantasma’, um novo limite inferior para o petróleo bruto e mais sanções ao setor financeiro russo, especialmente aos bancos russos e de países terceiros que apoiam a máquina de guerra.
“Chegou a hora de intensificar a pressão até que Putin esteja pronto para a paz”, insistiu a presidente da UE, dois dias depois de a UE ter aprovado a 17ª ronda de sanções desde o início da invasão da Ucrânia, que aproveitou para criticar o líder do Kremlin. “O presidente Zelensky estava disposto a reunir-se. Putin não apareceu. Isso diz-nos uma coisa: Putin não quer a paz.”
We want peace.
Now is the time to intensify the pressure until Putin is also ready for peace.
This is why we are working on the 18th package of sanctions ↓ pic.twitter.com/QYJRInCleO
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 16, 2025