Banco Português de Fomento investe 4 milhões de euros em metalomecânica de Águeda

O Banco Português de Fomento (BPF) concluiu um investimento de 4 milhões de euros na Tupai – Fábrica de Acessórios Industriais, localizada em Águeda. O investimento é realizado em parceria com a Flexdeal e a SIMFE, com o objetivo de impulsionar a competitividade e inovação da empresa, que se destaca na fabricação de acessórios industriais para o setor da construção civil.

Este financiamento foi efetuado no âmbito do Programa de Recapitalização Estratégica, que visa apoiar empresas economicamente viáveis em processos de modernização, crescimento e internacionalização.

O montante inclui 2,8 milhões de euros financiados pelo Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e 1,2 milhões de euros provenientes de investimento privado da Flexdeal.

O investimento será concretizado por meio de uma combinação de instrumentos de capital e quase capital, envolvendo a aquisição de ações próprias e a emissão de obrigações convertíveis, com o objetivo de garantir maior flexibilidade na estrutura de financiamento da empresa. O valor será distribuído em duas tranches, alinhando a implementação com os objetivos estratégicos e operacionais da Tupai.

Com este apoio, a Tupai pretende atingir dois objetivos principais: a modernização tecnológica e o aumento da capacidade produtiva, através da implementação de células robotizadas e softwares de gestão avançados, e o fomento de investigação e desenvolvimento (I&D), que permitirá à empresa diversificar os seus produtos e explorar novos mercados internacionais.

Fundada em 1976, a Tupai é uma referência na metalomecânica ligeira, especializada na produção e acabamento de produtos de metal, oferecendo uma gama variada de soluções para a construção civil e produtos técnicos personalizados para as necessidades específicas dos seus clientes.

Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento, sublinha que “este investimento reforça a capacidade produtiva e a inovação da Tupai, ao mesmo tempo que reflete o compromisso do BPF em apoiar setores estratégicos da economia nacional, promovendo a sustentabilidade e a inovação.”

Já Alberto Amaral, CEO da Flexdeal, acrescenta que se congratulam pela “concretização da operação de coinvestimento com o Banco Português de Fomento, ao abrigo do Programa de Recapitalização Estratégica, na TUPAI, empresa líder no setor das ferragens. Reiteramos o nosso compromisso no fomento da economia, com aposta na consolidação e expansão da marca. Bem-vinda, TUPAI.”

Pos sua vez, Vitor Camarneiro, CFO da Tupai, diz que acreditam que esta parceria “marca o início de uma nova etapa no crescimento da Tupai. Reforçaremos as nossas valências internas e consolidaremos a marca como referência europeia e mundial na indústria de ferragens.”