Banco Central da Rússia já adotou medidas de emergência para estabilizar mercado financeiro
Depois de o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter ordenado um ataque à Ucrânia, o Banco Central do país já adotou as primeiras medidas para estabilizar o mercado financeiro da região.
O rublo russo afundou após o ataque e o banco central disse que vai intervir no mercado de câmbio pela primeira vez há muitos anos e aumentar a lista Lombard de ativos que aceita como colaterais, segundo um comunicado divulgado pelo organismo.
A moeda russa atingiu o valor mínimo histórico de 90 rublos por dólar, recuando cerca de 9% face ao fecho de quarta-feira. A Bolsa de Moscovo, o índice MOEX, que sofreu uma suspensão temporária após a abertura, segue agora a perder 28,9%.
O comunicado é curto e não menciona qualquer alteração às taxas de juro, mas diz que vai realizar “operações para fornecer liquidez adicional ao setor bancário”.
Recorde-se que durante a madrugada de quarta para quinta-feira, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, iniciou os ataques à Ucrânia, no qual os militares e os tanques russos entraram na Ucrânia e houve ataques aéreos na capital e noutras cidades ucranianas.