
Avaliação da X dispara para 40 mil milhões de euros apoiada na relação entre Elon Musk com Donald Trump
A rede social X, antigo Twitter, viu a sua avaliação disparar para 44 mil milhões de dólares (40,2 mil milhões de euros), refletindo uma reviravolta significativa desde que Elon Musk adquiriu a empresa.
A valorização ocorreu num acordo secundário recente entre investidores, indicaram fontes próximas ao negócio ao ‘Financial Times’.
A X também está a preparar uma nova ronda de financiamento para levantar cerca de 1,8 mil milhões de euros, que serão utilizados para reduzir parte da dívida contraída na aquisição da plataforma por Musk, em 2022. Desde então, o magnata tem adotado uma postura mais flexível em relação à moderação de conteúdos, o que levou ao abandono de vários anunciantes. Em setembro de 2023, uma avaliação da Fidelity Investments estimava o valor da X em cerca de 9 mil milhões de euros.
O recente aumento na valorização também reflete o apoio de investidores como Andreessen Horowitz, Sequoia Capital, 8VC, Goanna Capital e Fidelity Investments.
Paralelamente, um grupo de sete bancos de Wall Street, incluindo Morgan Stanley, Bank of America e Barclays, vendeu quase todos os 11,5 mil milhões de euros em empréstimos utilizados para financiar a aquisição do Twitter. O interesse dos investidores nesses títulos aumentou após a vitória de Donald Trump nas eleições, uma vez que Musk se tornou um dos principais aliados do Presidente e assumiu um papel influente no chamado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
Outro fator que impulsionou a valorização da X foi a decisão de Musk de conceder uma participação de 25% na sua startup de inteligência artificial, xAI, aos investidores da rede social. A xAI alcançou uma avaliação de 45 mil milhões de dólares (41 mil milhões de euros), o que fortaleceu a segurança financeira da X e gerou confiança nos credores.
A próxima ronda de financiamento será crucial para reduzir o peso da dívida e consolidar a recuperação da plataforma, segundo fontes do setor financeiro.