Autoeuropa regressa ao trabalho seis semanas depois

A Autoeuropa, a maior fábrica automóvel em Portugal e a maior exportadora em 2019, retoma esta segunda-feira, 27 de abril, a produção após seis semanas de paragem forçada e que levou ao lay-off dos trabalhadores (mas com a empresa a assegurar a remuneração paga na totalidade). A linha de montagem só será ligada na quarta-feira, 29 de abril.

Em declarações à TSF, Daniel Bernardino, da coordenação de Comissões de Trabalhadores das Empresas do Parque Industrial da Autoeuropa, disse que as medidas de segurança implementadas “serão muito apertadas”.

Daniel Bernardo admitiu também que o ritmo não será semelhante à actividade produtiva anterior à paragem de 16 de março. “Esta retoma ao trabalho não será com 100% do pessoal, será feita de uma forma gradual. As pessoas vão retomando à medida que forem testadas as medidas de segurança”.

As medidas passam pelo “controlo de entradas, com medição da temperatura às pessoas, utilização de máscaras por parte de 100% dos trabalhadores e de equipamento de protecção individual, como viseiras ou óculos”.

Esta retoma abrange todas as restantes 18 empresas fornecedoras instaladas no parque industrial da fábrica da Volkswagen.

A Autoeuropa anunciou, em comunicado, no passado dia 8 de abril, que “o regresso ao trabalho será feito de forma gradual em horários reduzidos, inicialmente sem turno da noite, a funcionar de segunda a sexta-feira sob aplicação do regime de lay-off simplificado”.

Ler Mais