Aumentos salariais vão ser menos expressivos em 2025. Empresas portuguesas estão a apertar cinto aos orçamentos
Um estudo hoje divulgado revela uma tendência de contenção nos orçamentos salariais para 2024, com 41% das organizações em Portugal a planear orçamentos inferiores aos do ano passado. Embora o aumento médio de salários para 2024 esteja projetado em 4,0%, a expectativa para 2025 é de um crescimento mais modesto de 3,7%.
Os resultados do estudo “2024 Salary Budget Planning” da WTW mostram uma mudança significativa no panorama do mercado de trabalho, indicando que o período de elevadas demissões e rotatividade já passou. As organizações têm-se mostrado mais conservadoras com os seus orçamentos salariais, mantendo o número de efetivos e priorizando a estabilidade a longo prazo. Atualmente, 80% das empresas em Portugal estão focadas na estabilidade de sua base de colaboradores, enquanto 14% pretendem aumentar o recrutamento nos próximos 12 meses e apenas 6% pretendem reduzir o número de contratações.
A inflação desempenha um papel crucial nas decisões orçamentais. Organizações que reduziram os orçamentos salariais revelam pressões inflacionistas, preocupações com a gestão de custos e resultados financeiros mais fracos como principais motivos. Em contraste, aquelas que aumentaram os orçamentos salariais apontam a inflação e um mercado de trabalho mais restrito como razões principais. A inflação caiu para 2,5% em 2024 e espera-se que continue em declínio em 2025.
“À medida que as empresas crescem e começam a planear o futuro, alinham as prioridades salariais com a sua filosofia de compensação e estratégia empresarial. Tendo em conta as pressões inflacionistas, as preocupações com a gestão dos custos e a persistência de um mercado de trabalho restrito em algumas áreas, as empresas estão a adotar uma abordagem mais holística dos seus programas de recompensas, tendo em conta os bónus, os incentivos a longo prazo e os benefícios de saúde e bem-estar”, afirma Sandra Bento, Associate Director Rewards Data Intelligence da WTW.