Audi confirma Q2, Q5 e gama de elétricos baseados no e-tron Quattro

Audi in Ingolstadt
A Audi anunciou um investimento de três mil milhões de euros no futuro da marca que incluirá um novo modelo para o segmento dos SUVs compactos, o Q2, a nova geração do Q5 e uma gama de elétricos baseados no e-tron Quattro.
O Q2 virá posicionar-se no segmento dos SUV compactos, encontrando-se já numa fase avançada de desenvolvimento. Tem por base a plataforma MQB e dimensões em redor dos 4,2 metros de comprimento de forma a concorrer com modelos como o MINI Countryman. Bebendo muita da sua inspiração do A1, este SUV deverá recorrer às mesmas motorizações, isto é, blocos de quatro cilindros turbo de gasolina e diesel e leque de caixas manuais e automáticas de dupla embraiagem. A sua apresentação oficial é esperada para o Salão de Genebra, em março.
O novo Q5 é outra face deste investimento a ser apresentado em 2016, fazendo parte do plano da marca alemã de ter uma gama de 60 veículos até ao fim de 2020. No entanto, não foram dados pormenores acerca das especificações do modelo, embora seja possível que venha a ser produzido na mesma plataforma que o Audi A4 e Q7, ou seja, a MLB. Disporá de novos blocos a gasolina e diesel de elevada eficiência, sendo de esperar igualmente versões mais desportivas SQ5 e RS Q5. Disponível com tração dianteira e integral, o Q5 estará equipado com uma caixa manual de seis velocidades, caixa de dupla embraiagem de sete velocidades S-Tronic ou caixa automática de oito velocidades.
A Audi anunciou ainda que em 2018 chegará a sua primeira gama alargada de veículos eléctricos baseados no protótipo e-tron Quattro.