
Ativistas pintam fachada de empresa ferroviária Steconfer de vermelho em sinal de apoio à Palestina
Ativistas do Colectivo pela Libertação da Palestina, Climáximo e Greve Climática Estudantil pintaram, esta terça-feira, a fachada dos escritórios da empresa ferroviária Steconfer, na Alameda dos Oceanos, em Lisboa, de vermelho. Foram também coladas fotografias sobre a situação dramática que se vive na Faixa de Gaza, num gesto de apoio ao povo palestiniano.
Na rede social ‘Instagram’, os ativistas reconheceram que o protesto é devido “contra a normalização das relações comerciais entre Portugal e o estado sionista que, ao longo de mais de 75 anos, leva a cabo uma limpeza étnica do povo palestino e que, há 45 dias, pratica um genocídio na Faixa de Gaza”.
A Steconfer, frisaram os ativistas, “desenvolve em Jerusalém um projeto de criação de novas estações, linhas e infraestruturas respetivas em terras avançadas, contribuindo para a normalização de um estado colonial de Apartheid, como denunciado pelo povo palestino e pelas organizações Amnistia Internacional e Human Rights Watch, e para a contínua anexação de terras palestinianas e a fragmentação do seu povo, numa clara violação do direito internacional”.
Por último, deixaram o apelo “aos cidadãos portugueses que parem de consentir com o genocídio a decorrer na Palestina e a resistir contra as empresas que deste beneficiam”. “Exigimos boicote, desinvestimento e avaliações a todas as organizações cúmplices com a ocupação. Não assistiremos paradas ao genocídio”, concluíram.