Atenção, nunca marque *21* no seu telemóvel. Conheça o novo golpe usado pelos burlões
Os golpes telefónicos estão a tornar-se cada vez mais sofisticados, mesmo com os esforços contínuos dos fabricantes de dispositivos e desenvolvedores de aplicações para reforçar a segurança. Os cibercriminosos estão a conseguir escapar impunes ao enganar as suas vítimas com estratégias cada vez mais convincentes, simulando empresas reconhecidas, entidades oficiais ou conhecidos para obter o que desejam.
Recentemente, o Banco Santander alertou os seus clientes sobre um novo tipo de fraude que está a espalhar-se. Os burlões entram em contacto com as vítimas fazendo-se passar pelas suas operadoras de telecomunicações ou outros serviços semelhantes e pedem que digitar *21* seguido de um número de telefone fornecido por eles, revela o ‘elEconomista’.
Embora essa solicitação possa parecer inofensiva e os burlões ofereçam justificações aparentemente legítimas, como um código de ativação para obter benefícios, no entanto, a realidade é bem mais perigosa.
O código *21* ativa um redireccionamento de chamadas no smartphone. Ao seguir as instruções dos burlões, está na verdade a permitir que eles assumam o controlo da sua linha telefónica. Com isso, os criminosos podem enviar e receber mensagens em seu nome e aceder a todas as contas vinculadas ao seu número de telefone. Se eles conseguirem obter acesso ao seu número, podem usar a opção “Esqueci a senha” em diversos serviços para alterar as suas senhas e tomar controlo total de suas contas.
Para evitar cair neste golpe, é crucial desconfiar de qualquer solicitação para digitar códigos desconhecidos ou fornecer informações pessoais por telefone. Verifique sempre a autenticidade das solicitações diretamente com a empresa ou serviço alegado através de canais oficiais.