Atenção investidores: Este pode ser o caminho tirar proveito do ‘fenómeno China’ em 2021

A China é uma “oportunidade única numa geração” para os investidores, de acordo com um especialista em ações do Goldman Sachs.

Luke Barrs, chefe da EMEA de gestão de carteira de clientes de ações fundamentais na divisão de gestão de ativos do banco de investimento, falou à CNBC sobre como investir na China em 2021, apesar de se manterem as tensas e complicadas relações com os Estados Unidos.

“O fenómeno da China veio para ficar”, garantiu Barrs, sublinhando ainda que “temos mesmo muito para falar sobre as relações entre os EUA e a China, mas acredito que é altamente improvável que os seus frutos possam ser reduzidos em termos materiais, mesmo que existam apoios de todos os partidos para travar alguns dos avanços que a China fez junto dos EUA. Mas isso não  significa que a China não pode ter sucesso”.

Os EUA e a China chegaram a uma trégua temporária em janeiro, com a assinatura de um acordo comercial de “primeira fase”. No entanto, a origem da Covid-19 logo se tornou um ponto de discórdia.

Depois de a China ter discutido e apresentado as principais propostas para o seu 14.ºPlano Quinquenal para 2021-25, o Goldman Sachs segue esta linha para apontar as áreas preferenciais de investimento identificadas.

O 14.º Plano, a cinco anos, visa principalmente satisfazer a procura interna da China. Com o foco no mercado doméstico, existirá tendencialmente um maior apoio às áreas da Saúde Pública, Educação, Desporto, Cultura e Turismo. Pequim enfatiza agora formas de garantir a segurança nacional em setores como a tecnologia, ao mesmo tempo que anuncia medidas para impulsionar o consumo doméstico.

Este Plano destaca ainda o apoio a tecnologias como semicondutores, antecipando ainda uma forte aposta na construção de resiliência na segurança energética em vez de depender das importações de petróleo e garantir a segurança alimentar em face das tensões comerciais com países produtores de agricultura e da escassez de carne suína, um alimento básico nas famílias chinesas.

Ler Mais





Comentários
Loading...