Atenção, agricultores: Candidaturas ao Pedido Único de ajudas à produção terminam hoje

As candidaturas ao Pedido Único (PU) para ajudas à produção terminam esta sexta-feira. O PU consiste no pedido de pagamento direto das ajudas que integram os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo (SIGC), previsto na regulamentação comunitária.

O prazo para submissão de candidaturas ao PU 2024 foi alargado, sem penalizações, por decisão do ministério da Agricultura e Pescas, após várias reuniões de trabalho conjuntas com membros do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), nas quais foram avaliadas as dificuldades sentidas ao longo do processo de apresentação de candidaturas, assim como “no carregamento e submissão destas candidaturas, pelas entidades que efetuam este serviço aos agricultores”.

O Ministro da Agricultura e Pescas, liderado por José Manuel Fernandes, concluiu posteriormente que era necessário dar mais tempo para as candidaturas serem “preparadas e carregadas por todos os beneficiários”.

O PU é um pedido de pagamento direto das ajudas que fazem parte dos regimes sujeitos ao SIGC – Sistema Integrado de Gestão e Controlo. Este pedido abrange os pagamentos diretos, os apoios associados, ecorregimes, desenvolvimento rural, pagamentos da rede natura, a manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas e as medidas florestais.

O Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) é financiado pela União Europeia para o período entre 2023 e 2027, através de pagamentos diretos, de medidas setoriais das frutas e hortícolas, da vinha e da apicultura e de instrumentos de desenvolvimento rural.

A candidatura ao PU 2024 poderá ser efetuada diretamente pelo Beneficiário na Área Reservada do Portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), através de formulário próprio.

Ler Mais