Até 50% do abastecimento de água do mundo é ‘roubado’ todos os anos, aponta estudo

Entre 30% e 50% do abastecimento de água do mundo é roubado a cada ano, principalmente por interesses agrícolas mas o crime em si não está devidamente enquadrado, diz um novo estudo internacional liderado pela Universidade de Adelaide, na Austrália, citado pelo ‘The Guardian’.

O autor principal, Adam Loch, do Centro para Alimentos e Recursos Globais da universidade, afirma que havia uma falta de dados sobre o roubo de água, em parte porque aqueles que roubam o recurso são, na sua maioria, pobres, vulneráveis ​​e em risco nos países em desenvolvimento.

“Mas o roubo também ocorre no mundo desenvolvido, especialmente em ambientes agrícolas”, disse, acrescentando que de e acordo com a Interpol, “os ladrões roubam de 30% a 50% do abastecimento de água do mundo anualmente – um número significativo. A agravar este problema está o facto de que, à medida que aumenta a escassez de nosso recurso mais precioso devido ao clima e outros desafios, o mesmo ocorre com os responsáveis ​​pelo roubo de água”.

Num artigo publicado na ‘Nature Sustainability’, os investigadores desenvolveram uma estrutura e um modelo que aplicaram a três estudos de caso: cultivo de algodão na Austrália, cultivo de cannabis nos EUA e cultivo de morango em Espanha.

Segundo Loch, o estudo aferiu que as causas do roubo de água incluem atitudes sociais, instituições e incertezas no fornecimento futuro. A estrutura e o modelo desenvolvidos permitem que os gestores de recursos hídricos testem o impacto das mudanças nos sistemas de deteção, acusação e condenação, e possam medir com precisão a eficácia das penalidades atuais que podem não ser um impedimento eficaz.

O último estágio do plano envolve o gasto de biliões de dólares em programas de eficiência hídrica -ainda assim uma forma cara de recuperar água para o meio ambiente. “O foco do mundo agora está nos investimentos em eficiência hídrica, que podem alcançar [na melhor das hipóteses] economias de 10% a 20% para os gestores de água”, disse Loch.

“Mas se pudermos recuperar 30% a 50% da água ‘perdida’, visando aqueles que roubam para fins lucrativos, isso seria bom para o nosso abastecimento de água e bom para nós”, reforçou.

Ler Mais



pub
a carregar...

Comentários
Loading...