Ataques cibernéticos podem ter impacto “nefasto” nas empresas e comprometer futuro e confiança dos stakeholders

A Experis, uma marca tecnológica do ManpowerGroup, anunciou que desenvolveu um serviço inovador de cibersegurança para proteger empresas portuguesas. Numa nota enviada à comunicação social, o grupo revela que o Security Operations Center (SOC) foi lançado em Portugal com o objetivo de dar resposta à crescente ameaça de ciberataques, consequência da pandemia e da transformação digital.

“O risco das empresas sofrerem um ataque cibernético tem vindo a aumentar, desde o início da pandemia e em especial com a transição para o trabalho remoto. E o impacto na operação das empresas pode ser nefasto, comprometendo o seu futuro e a confiança dos seus stakeholders”, refere Pedro Amorim, Managing Director da Experis Portugal.

A solução assenta numa equipa remota de ex-militares especialistas em cibersegurança e suportada em tecnologia de ponta aplicada à monitorização e tratamento de ameaças cibernéticas, cujo centro, baseado em Israel, “é reforçado por uma equipa de acompanhamento local, oferece uma larga experiência na entrega deste serviço, bem como a capacidade de atuação imediata em caso de incidente”, indica o grupo no mesmo comunicado.

O executivo sublinha que, segundo dados do Centro Nacional de Cibersegurança, este tipo de incidentes aumentou 23% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado, e aumentou 124% face ao ano anterior: “Lidar com ameaças cibernéticas requer conhecimentos especializados, vigilância constante e uma atuação rápida, algo que é muito exigente para as empresas cujo core não seja tecnologia ou segurança. É neste sentido que a Experis lança esta solução, ajudando as organizações portuguesas a manterem-se competitivas, ao mesmo tempo que asseguram a estabilidade e continuidade da sua atividade num mundo cada vez mais digital e global”, referiu Pedro Amorim.

O serviço é assegurado por uma equipa de especialistas em cibersegurança que está disponível 24 horas por dia ao longo de todo o ano, que trabalha de forma remotamente com as equipas locais para detetar, procurar e conter ameaças, bem como responder a incidentes em tempo real; os elementos da empresa recorrem a tecnologia de ponta, o IBM QRadar, que é cuidadosamente configurado para corresponder à arquitetura dos sistemas da empresa.

Na mesma nota, a empresa explica que a equipa da Experis aposta na prevenção de ataque através da vigilância dentro e fora do ambiente das empresas, culminando num relatório de inteligência feito à medida do cliente.

“A nível interno, realiza testes de penetração, que permitem analisar os riscos e mapear falhas de cibersegurança nos ativos da empresa, nomeadamente, aplicações web, servidores, sistemas e redes. O processo de teste identifica as principais vulnerabilidades, através da simulação de ataques por entidades externas não autorizadas, ou utilizadores internos maliciosos e é conduzido com recurso a ferramentas de acesso remoto, tais como VPN e RDP, muito utilizadas na transição para o trabalho remoto, intensificado pela pandemia”, é referido no comunicado.

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