Arranca hoje 2.ª fase de acesso ao ensino superior: ainda há 5.284 vagas

A segunda fase de candidaturas do concurso nacional de acesso ao ensino superior público arranca esta segunda-feira -o início da semana traz também o arranque das matrículas e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados (até dia 16), tal como a apresentação das reclamações aos resultados da primeira fase do concurso nacional.

Como funciona a 2ª fase de candidaturas?

Na 2ª fase de candidaturas as vagas a que poderá concorrer são a soma das seguintes:

  • As vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso – que já pode consultar aqui;
  • As vagas ocupadas na 1.ª fase do concurso em que os colocados não façam a matrícula e inscrição, com exceção das vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso – disponíveis a 22 de setembro;
  • As vagas libertadas em consequência da recolocação de estudantes colocados na 1.ª fase, com exceção das vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso – só terá conhecimento destas nas colocações da 2ª fase, pelo que mesmo um curso com 0 vagas disponíveis pode libertar uma vaga nesta fase;
  • As vagas libertadas em consequência de retificações na colocação na 1.ª fase.

Depois de deduzidas as vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso e as vagas que, até ao início da seriação dos candidatos, sejam utilizadas no atendimento de reclamações.

No caso de cursos em que sobraram vagas da 1.ª fase do concurso, o número de vagas colocado a concurso é de no mínimo 1.

Quem pode concorrer à 2ª fase de candidaturas?

Podem concorrer a esta fase de candidaturas:

  • Os candidatos à 1.ª fase não colocados;
  • Os candidatos colocados na 1.ª fase que pretendam concorrer de novo (tenha em atenção que se for colocado na 2.ª fase, a colocação na 1.ª fase, bem como a matrícula e inscrição que foi realizada, é anulada. Ou seja, não pode escolher. Se tiver pago alguma prestação das propinas essa quantia é transferida para a nova instituição, bem como o valor da matrícula/inscrição);
  • Os candidatos que, embora colocados na 1.ª fase, não procederam à respetiva matrícula e inscrição;
  • Os estudantes que, embora reunindo condições de candidatura no prazo de apresentação das candidaturas à 1.ª fase, não se apresentaram a ela;
  • Os estudantes que só reuniram as condições de candidatura após o fim do prazo de apresentação das candidaturas à 1.ª fase.

Para ajudar os candidatos neste processo, a DECO Proteste elaborou um guia, uma ferramenta digital para os jovens estudantes recém-chegados ao ensino superior e relativo às principais áreas do consumo, que pode consultar aqui.

Recorde-se que na primeira fase de acesso ao ensino superior foram admitidos 49.806 novos estudantes, o que corresponde a um aumento de 0,7% em relação à mesma fase do concurso de 2021. Em comunicado, o ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sublinha que se trata do “segundo maior número de colocados de sempre”.

Sobraram 5.284 vagas para a segunda fase do Concurso de Aceso ao Ensino Superior, o que representa o menor número de vagas sobrantes desde 1999.

Os estudantes que queiram tentar entrar na 2ª fase podem candidatar-se de 12 a 23 de setembro, sendo os resultados divulgados a 30 de setembro.

Ler Mais





Comentários
Loading...