Apple e Amazon integram coligação para criar mercado de tecnologias emergentes de baixa emissão
Um grupo de empresas assumiu o compromisso de criar um mercado para tecnologias emergentes de baixo carbono num novo esforço para fomentar a inovação em áreas como combustíveis sustentáveis, veículos elétricos, entre outras tecnologias de baixa emissão, segundo a ‘Fast Company’. Gigantes como a Apple, Amazon, Bank of America, Delta Air Lines e United Airlines figuram entre os nomes que compõem a lista.
O anúncio é a mais recente promessa corporativa da COP26, a conferência sobre aquecimento global das Nações Unidas, que decorre em Glasgow.
A coligação surge como uma parceria do Fórum Económico Mundial e do enviado norte-americano para o clima, John Kerry.
“Não vamos resolver isto apenas com os Governos”, comentou Antonia Gawel, chefe da plataforma de ação climática do Fórum Económico Mundial. “Não vamos resolver isto apenas através de ações privadas. Precisamos de ambos e precisamos da colaboração entre os dois”, acrescentou.
De acordo com Gawel, cumprir o objetivo de limitar o aumento da temperatura global a menos de 1,5 graus Celsius, ou 2,7 graus Fahrenheit só poderá ser feito com o desenvolvimento de novas tecnologias de descarbonização.
Apelidado ‘First Movers Coalition’, o grupo propõe-se a ajudar a fomentar a procura por esses produtos emergentes, comprometendo-se a comprar bens e serviços com emissão zero, sendo que cada membro da coligação fez pelo menos um acordo de compra.
As tecnologias que os membros do grupo concordaram em comprar incluem combustíveis de aviação sustentáveis, veículos pesados com emissão zero e aço com emissões quase zero.