
Após conversas entre EUA e Rússia: governo alemão pretende fechar a porta do regresso do gasoduto Nord Stream 2
O Governo federal da Alemanha está a explorar ativamente opções para impedir o relançamento do gasoduto Nord Stream 2 no Mar Báltico, informou esta quarta-feira a publicação ‘Bild’: o cenário foi proposto como parte de um acordo entre o presidente americano, Donald Trump, e o homólogo russo, Vladimir Putin, que fontes governamentais descreveram como um “cenário realista”.
“A venda de gás russo sob a marca dos EUA fortaleceria simbolicamente a conexão espiritual entre Trump e o sistema do Kremlin. O Nord Stream nunca será capaz de se tornar parte da paz e não permitirá negociações de paz, muito pelo contrário”, apontou Roderich Kiesewetter, ex-oficial do estado-maior da Bundeswehr e membro do Parlamento pela União Democrata Cristã (CDU), que venceu as eleições antecipadas em fevereiro.
O ministro da Economia, Robert Habeck, acredita que “a independência do gás russo é de importância estratégica para o Governo federal em termos de política de segurança, e ele se aterá a esse princípio”.
Com três dos quatro oleodutos Nord Stream destruídos após a agressão em larga escala da Rússia contra a Ucrânia, os especialistas estimam que os reparações custarão mais de 500 milhões de euros.
Recorde-se que a publicação ‘Financial Times’, no passado dia 2, apontou que alguns altos funcionários da Administração Trump veem possíveis esforços conjuntos dos EUA e Rússia para reiniciar o Nord Stream 2 como “parte da melhoria das relações com Moscovo” – no seu primeiro mandato, Trump opôs-se ferozmente aos gasodutos Nord Stream e à dependência da Europa do gás russo, impondo sanções em 2019 às empresas gestoras.
Em setembro de 2022, explosões danificaram três dos quatro gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2 em águas neutras do Báltico. Embora não operacionais na época, os gasodutos estavam cheios de gás técnico. A Polónia e a Ucrânia culparam a Rússia pela sabotagem, enquanto Moscovo acusou os “anglo-saxões” e negou qualquer envolvimento.