Apolitical Academy: Projeto que quer “formar a próxima geração de políticos” prepara nova edição já em setembro
A associação sem fins lucrativos “Próxima Geração – Apolitical Academy” propõe-se a “formar a próxima geração de políticos” e “incentivar os jovens a serem cada vez mais cidadãos ativos, informados e mobilizadores”.
Entre 29 de abril e 24 de julho, 23 jovens, entre os 17 e os 30 anos, de todo o país e dos mais variados quadrantes políticos, “foram colocados perante missões semanais tais como escrever um artigo de opinião, gerir um cenário de crise enquanto líderes e criar uma política pública e defendê-la publicamente”, indicam a organização em comunicado.
Os participantes tiveram também contacto com “várias personalidades portuguesas e internacionais de diferentes quadrantes do mundo político e da sociedade civil, desde deputados, Presidentes de Câmara, Presidentes de Junta a outros especialistas”.
O projeto recebeu recentemente o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devido a “este modelo pioneiro de aproximação dos jovens à participação cívica e política”.
No último dia do curso intensivo, o Chefe de Estado afirmou que “não há democracia sem cidadãos ativos e informados”, pelo que “a Próxima Geração é apenas o começo de um novo percurso de participação”.
Por sua vez, Ricardo Marvão, Diretor-Executivo da “Próxima Geração – Apolitical Academy”, salienta que “conseguimos, ao longo destas 12 semanas, juntar 23 jovens empenhados em tornarem-se agentes ativos da democracia e proporcionar-lhes uma experiência única que os permitirá participar mais ativamente na sociedade”.
O responsável acrescenta que “ter conseguido o Alto Patrocínio do Presidente da República é, sem dúvida, um gesto de reconhecimento da importância deste programa educativo”, e revela que em setembro há nova edição da iniciativa.
A associação tem como meta “formar cerca de 1000 jovens políticos” até às próximas eleições legislativas, em 2026.