“Apetite pelo risco permanece elevado por parte dos investidores” enquanto narrativa dovish continua em vigor, explica analista
Os mercados de ações abriram mistos na Europa esta segunda-feira, mantendo os ganhos antes de novos desenvolvimentos macroeconómicos esta semana.O sentimento do mercado oscilou esta manhã, com as perdas na Alemanha, devido à forte ação dos preços da Bayer, a serem compensadas por ganhos em Paris e Madrid.
Mesmo que as ações tenham começado a semana sem direção, o apetite pelo risco permanece elevado por parte dos investidores, uma vez que a narrativa dovish iniciada há duas semanas continua em vigor. Os traders e os investidores estão agora concentrados na publicação das atas das últimas reuniões da FOMC e do BCE, enquanto os discursos de muitos responsáveis dos bancos centrais, incluindo a Presidente do BCE, Christine Lagarde, e o Governador do BoE, Andrew Bailey, também estão previstos para esta semana.
Por outro lado, as tensões geopolíticas continuam a ser um fator de incerteza para os investidores em ações, especialmente depois de um navio ter sido apreendido pelos rebeldes Houthi no Mar Vermelho. Isto levantou preocupações de uma interrupção no fornecimento de energia, o que levou a uma forte ação dos preços no setor da energia esta manhã.
Na frente técnica, o índice STOXX-50 ainda é negociado acima do nível de 4.330,0 pontos, apesar de uma divergência de baixa em curso entre os preços e o indicador RSI, destacando um abrandamento da recuperação. A quebra do nível de apoio recém-estabelecido poderia abrir as portas para uma correção para 4.300,0 pontos e ainda mais profundo.
Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades