
Apetite dos investidores pelo risco aumenta com resposta dos bancos centrais à turbulência no setor financeiro
Os índices de ações continuaram no verde esta terça-feira, com o apetite dos investidores pelo risco a aumentar, depois da resposta dos bancos centrais à recente turbulência no setor financeiro.
Uma forte sensação de alívio impulsionou a procura por ativos mais arriscados nesta semana, depois dos investidores observarem a Reserva Federal, o BCE, o BoC, o BoJ, o SNB e o BoE anunciarem uma ação coordenada para dar estabilidade ao mercado para oferecer liquidez ao setor financeiro.
Com os bancos centrais a apoiar os mercados, o ambiente de negociação para os traders mudou completamente, pois este novo driver de mercado diminuiu significativamente a incerteza, as preocupações com a recessão e forneceu aos investidores uma perspetiva muito mais clara.
Todos os benchmarks e todos os setores estão em alta, com o índice STOXX-50 impulsionado, principalmente, por ações financeiras e de energia, enquanto o índice CAC-40 teve o melhor desempenho da zona do euro até agora.
O mercado está a desafiar a linha de tendência de baixa de médio prazo em torno de 7.100 pts, após um importante gap de alta após a abertura. O próximo alvo será os 70 pontos acima em 7.170 pts, enquanto os 7.275 pts e os 7.400 pts podem ser zonas interessantes a procurar, se o entusiasmo de alta continuar.
Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades