Antigo primeiro-ministro russo revela que ameaça nuclear de Putin é “bluff” e que o seu regime “vai colapsar em dois anos”

Mikhail Kasyanov, antigo primeiro-ministro russo, revelou que a ameaça de Vladimir Putin de usar armas nucleares na Ucrânia é um ‘bluff’ e previu o fim do seu regime num espaço de dois anos.

Em declarações aos britânicos do ‘Channel 4 News’, Kasyanov, que serviu como primeiro-ministro do presidente Putin entre 2000 e 2004 antes de ser demitido e exilado, frisou que “duvida muito” que o líder russo use armas nucleares. Para o crítico do regime do Kremlin, que fugiu da Rússia para um local desconhecido, a guerra na Ucrânia, que viu cerca de 55 mil soldados russos mortos e milhares de tanques destruídos, pode mesmo conduzir ao colapso do regime de Putin.

As manifestações não se fizeram esperar em 38 cidades da Rússia depois do anúncio da mobilização parcial de Putin. “Em termos de mobilização, não é um ‘bluff’. Em termos de uso potencial de armas nucleares, acho que é”, frisou Kasyanov, revelando que o líder do Kremlin planeia anexar as áreas ocupadas da Ucrânia através de referendos falsos e chamá-las de seu próprio território.

“Ele quer agora chantagear os líderes ocidentais, toda a sociedad ocidental. Quer reconhecer, através desses referendos artificiais, as partes ocupadas da Ucrânia como território russo e dizer aos líderes ocidentais depois disso: ‘Putin está pronto para usar armas nucleares para defender o território soberano russo’.”

“Mas duvido muito que Putin use armas nucleares porque ele sabe que para os líderes ocidentais é a mesma coisa, se houver anexação e reconhecimento, a natureza da guerra não mudaria”, explicou o antigo responsável político russo.

Kasyanov considerou que a campanha de recrutamento é um dos movimentos domésticos mais arriscados das duas décadas de Putin no poder, depois de o Kremlin ter prometido que isso não aconteceria. “Sinto que até o final do ano, haverá uma situação completamente diferente e hoje Putin, ao anunciar a mobilização geral, já iniciou o período do fim da sua era.”

“O potencial militar do exército ucraniano vai crescer e eles terão uma vantagem decisiva no campo de batalha que levará à mudança da situação e, como penso, ao colapso do regime de Putin”, revelou.

E o futuro, como poderia ser? Kasyanov apontou que “Putin poderia, apenas para sair da sua posição, nomear algum tipo de sucessor, que não seria um verdadeiro líder do país por um certo período de tempo, que conduziria naturalmente ao colapso do regime. Então, inevitavelmente, haverá eleições democráticas mas levará tempo, não será amanhã, não em seis meses, mas em dois anos. Nesse período de tempo, Putin parte para algum lugar, parte, não sei, para o resort Baikal Lake ou para a China”, finalizou.

Ler Mais