Alumni do The Lisbon MBA discutem o impacto da Inteligência Artificial nos negócios e na sociedade

A comunidade de alumni do The Lisbon MBA Católica|Nova promoveu o evento “IA – Da Teoria à Prática”, que reuniu cerca de 300 participantes, incluindo académicos, executivos, empreendedores e alumni de diversas áreas. O encontro teve lugar na Católica-Lisbon, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Carlos Moedas destacou a importância do investimento em ciência, inovação e empreendedorismo para garantir a competitividade de Lisboa, referindo-se particularmente à cidade como um polo de criação de unicórnios. Em conversa com Filipe Santos, Dean da Católica-Lisbon, Moedas frisou a necessidade de uma nova liderança que combine inovação, criatividade e diversidade, e enfatizou a capacidade de Lisboa em atrair talento internacional. O autarca desafiou os presentes a “transformar o conhecimento em dinheiro, em vez de apenas o dinheiro em conhecimento”, e alertou para a importância de soluções personalizadas que permitam uma adaptação rápida da sociedade.

Filipe Santos, por sua vez, realçou o papel da Universidade na formação de líderes que possam impactar a nova ordem mundial, destacando a necessidade de valores sólidos na liderança do futuro.

Durante o evento, Maria José Amich, diretora executiva do The Lisbon MBA Católica|Nova, destacou o posicionamento da instituição no top 25 europeu e no top 50 mundial com o seu Executive MBA (part-time), e no top 75 mundial com o seu International MBA (full-time), de acordo com os rankings do Financial Times. A componente internacional dos programas foi também sublinhada, com alunos de 25 nacionalidades representadas, provenientes de todos os continentes.

A inteligência artificial foi um dos principais focos do evento, com uma masterclass de Miguel Godinho de Matos, Professor Associado na Católica Lisbon School of Business and Economics, que partilhou os resultados de um estudo que revela a baixa penetração da IA nas empresas portuguesas e o impacto dessa tecnologia na produtividade. O estudo apontou que o ritmo de evolução da IA está a ultrapassar a capacidade das empresas de a acompanhar.

Ao longo do evento, foram realizados encontros do tipo “Think Tanks” sobre diferentes setores da economia, como Retalho, Saúde, Real Estate, Tecnologia, Media e Telecomunicações, Sustentabilidade e Indústria. Os participantes partilharam experiências sobre como a IA está a ser aplicada nas empresas e como está a transformar a produtividade.

O evento terminou com um painel de debate moderado por figuras de destaque como Bernardo Correia (country director da Google), Cristina Campos (mentora e ex-CEO da Novartis), Sérgio Tomazio (head of innovation da Siemens Mobility), Nuno Santos (CEO da Lisnave), Hugo Gonçalves Pereira (private equity e business angel em real estate) e Vasco Portugal (CEO da Sensei). O debate centrou-se em temas como a agilidade de processos, a regulamentação, a personalização de produtos, a diversidade e a importância do investimento em capital humano e cultura de inovação nas empresas.