Alerta pela passagem da depressão Oscar por Portugal continental não se justifica nesta altura, garante Proteção Civil: saiba os conselhos das autoridades para a Madeira e Açores

A depressão Oscar está a chegar a Portugal continental e com ela uma enorme massa de ar tropical que contém uma quantidade de vapor de água extraordinariamente elevada – esta é apenas a segunda vez que chega uma depressão atlântica a Portugal, sendo que a última vez foi a depressão Miguel, em 2019.

O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera – já deixou o aviso vermelho para costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira até esta terça-feira, embora de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, contactada pela ‘Executive Digest’, garantiu não ser necessário qualquer aviso à população porque não iria afetar Portugal continental – a situação, no entanto, está em evolução e poderá ser alterada. “Recomendamos que se mantenham atentos. Qualquer aviso será feito nas redes sociais do ANEPC”, indicou fonte da Proteção Civil.

Em Portugal continental, nos próximos dias, o tempo vai manter-se com períodos nublados e abertas, sobretudo no litoral, e aguaceiros, trovoadas e granizo de forma dispersa e irregulares. O estado do tempo deverá agravar-se a partir esta quarta-feira até sábado.

Proteção Civil da Madeira deixa conselhos para o mau tempo

Na Madeira, devido a este agravamento da situação meteorológica, a Proteção Civil da Madeira recomendou que sejam evitadas viagens para as zonas afetadas e a circulação por zonas onde existam prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.

Também pediu que seja dada a devida atenção às estruturas montadas, casos de andaimes, toldos, telas e telhados, que podem ser afetadas pelas rajadas de vento e à possível queda de árvores.

Aconselhou ainda uma condução defensiva, com redução da velocidade e cuidado com a formação de lençóis de água, além da desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A autoridade civil desaconselhou igualmente os percursos pedestres, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras. Mais concretamente:

– esteja atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação;
– em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte o 112.
– Ao conduzir nestas condições, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha atenção aos lençóis de água que podem formar-se, não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações;
– tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados;
– tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas ao trânsito.

E os Açores?

Os Açores vão sofrer os efeitos deste temporal mas não de forma tão severa – das 9 ilhas que compõem este arquipélago, apenas São Miguel merece mais atenção, sobretudo a metade oriental da ilha, que poderá somar quase 100 milímetros de precipitação em pouco mais de 48 horas.

Assim, haverá precipitação distribuída por todos os grupos dos Açores, assim como fortes rajadas de vento – o risco de inundações e deslizamentos de terras não está totalmente descartado.

Ler Mais