Alemanha aconselha cidadãos a armazenar comida e água para uma eventual emergência nacional

A Ministra do Interior alemã acredita que o país deve estar preparado para lidar com várias crises, como pandemias, alterações climáticas ou a ameaça de guerra. Aponta, no entanto, que o país deve fazer melhorias ao nível da proteção civil.

Em entrevista ao jornal alemão ‘Handelsblatt’, Nancy Faeser aconselha os cidadãos a tomarem precauções para poderem enfrentar situações, como por exemplo ataques cibernéticos a infraestruturas críticas. “Se a energia estiver em baixo durante um longo período de tempo ou se afetar a vida diária de alguma forma, então faz todo o sentido ter um fornecimento de emergência em casa”, afirma a ministra.

“Temos que fazer com que o nosso país seja à prova de crises”, disse Faeser esta quarta-feira, no âmbito da tomada de posse do novo responsável pelo Gabinete Federal de Proteção Civil e Assistência em Desastre.

No seu website, o organismo apresenta vários conselhos à população, para que possa estar preparada para cenários de crise, explicando que “os desastres são parte da vida” e que “na eventualidade de um desastre de larga escala, as equipas de resgate não podem estar em todo o lado”.

Entre os conselhos dados, a Proteção Civil germânica diz que os cidadãos devem ter em casa comida e bebida para 10 dias, com 14 litros de água por pessoa, salientando que a água será mais importante do que a comida. Uma pessoa pode sobreviver sem alimentos durante três semanas, mas só pode passar quatro dias sem líquidos, esclarece o organismo.

No portal online, não é feita nenhuma referência específica ao conflito na Ucrânia, mas a Proteção Civil conta com um separador intitulado “Como devo proceder em caso de guerra?”, sugerindo que a população esteja preparada para “situações de emergência”, que “frequentemente surgem quando menos se espera”.

Ler Mais