Airbus admite falhas nos aviões da TAP
Problemas com óleo no motor e com o sistema de ar condicionado foram detectados nos novos aviões A330 Neo comprados pela TAP à Airbus. É a própria fabricante que admite as falhas numa carta enviada à companhia aérea portuguesa e a que o JN/Dinheiro Vivo teve a acesso. De acordo com a publicação, a carta data de 7 de Junho.
Os aviões já tinham sido alvo de queixas por parte dos passageiros, que falavam em cheiros estranhos e mal-estar, desde tonturas a vómitos, enjoos, desorientação, cansaço extremo e sensação de desmaio. Não é claro, porém, se estas queixas estão relacionadas com os problemas relatados pela Airbus.
“Foram reportados dois efeitos diferentes: cheiros pouco comuns e sintomas de desconforto, não havendo uma correlação entre os dois factores”, aponta a carta. “Durante a fase de testes de voo, identificámos que o arranque do motor poderia gerar odores na cabina”, explica a Airbus. Numa utilização contínua, superior a 100 segundos, verifica-se também que algumas gotas de óleo poderiam ser libertadas no compressor de alta pressão, gerando cheiro a óleo.
Na mesma carta, a Airbus indica à TAP que já adoptou duas medidas mitigadoras deste efeito, mas que os odores persistem. “Não podemos descartar outras potenciais causas para o problema”, indica a Airbus, adiantando que foi formada uma task force para investigar o assunto.