Aeroportos com triagem eletrónica de passageiros e todos os balcões em funcionamento: Plano de contingência é hoje apresentado

O plano de contingência para os aeroportos portugueses é apresentado esta terça-feira pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, sendo que uma das medidas que o inclui é a criação de uma triagem eletrónica de passageiros.

Segundo avança hoje o jornal ‘Público’, em causa está uma espécie de via verde para os passageiros, que aproveita os equipamentos eletrónicos de reconhecimento facial e de identificação digital de passaportes já existentes.

As máquinas, adianta o jornal, terão alterações para que seja feita essa triagem, ou seja, se houver algum documento que ofereça dúvidas, esse passageiro é encaminhado diretamente para um serviço de fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Assim, em vez de prosseguir para os balcões de atendimento gerais e causar filas para o resto dos passageiros, passa a ser possível efetuar todos os esclarecimentos à parte, evitando constrangimentos.

A par disto, o novo plano de contingência prevê ainda o aumento do número de balcões do SEF em funcionamento. Em Lisboa, segundo o jornal, o objetivo é que os 16 balcões existentes passem a funcionar todos, o que habitualmente não acontece.

Com esse objetivo, o ‘Público’ adianta que o MAI vai mobilizar temporariamente, através de regime de requisição, inspetores do SEF de outros serviços, de forma a garantir meios humanos que mantenham os balcões em funcionamento.

Ler Mais