
Governo e ANA rejeitam nova pista no Aeroporto Sá Carneiro mas admitem reforço da capacidade
O Governo e a ANA – Aeroportos estão a preparar um plano de investimentos para reforçar a capacidade do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, com o objetivo de responder ao crescimento do transporte de passageiros e mercadorias.
A proposta será apresentada até ao verão, mas não contempla a construção de uma segunda pista, uma reivindicação antiga de representantes do setor do turismo, revela o ‘JN’.
O Executivo mantém a intenção de continuar apenas com os investimentos em curso, iniciados no ano passado e avaliados em 50 milhões de euros. As intervenções incluem a reformulação dos acessos viários, melhorias no check-in, expansão da área de controlo de segurança, criação de uma nova porta de embarque internacional e aumento da capacidade da área de bagagens e circulação de aeronaves.
De acordo com a ANA, o aeroporto ainda tem margem para crescer sem necessidade de alargamento. Em 2024, a infraestrutura registou um recorde de 15,9 milhões de passageiros, mais 5% do que no ano anterior. A concessionária está a rever o Masterplan, com apoio de uma consultora internacional, e prevê apresentar o documento ao Estado até ao final do semestre.