Adeus aos cabos de carregamento: China apresenta revolucionário ‘tudo-em-um’

Num mundo onde as máquinas e dispositivos estão a tornar-se cada vez mais importantes, também as conexões vão ganhando expressão: embora tudo se esteja a tornar cada vez mais fio, em muitos casos são ainda físicas, mais que não seja para carregar.

Embora em menor escala, ainda são necessários vários cabos para os dispositivos, o que acaba por ser uma dor de cabeça para os utilizadores – a União Europeia tentou amenizar o problema e determinou que todos os dispositivos devem incorporar uma porta USB-C, para tentar unificar todos os dispositivos e cabos.

No entanto, a China teve outra visão sobre este mercado, com o lançamento recente do GPMI (General Purpose Media Interface), um novo padrão de conectividade com fio que visa revolucionar a maneira como interagimos com nossos dispositivos eletrónicos.

Apoiado por uma coligação de mais de 50 gigantes da tecnologia chinesa, incluindo Huawei, Hisense e TCL, o GPMI visa simplificar drasticamente as conexões em ambientes residenciais e profissionais, unificando a transmissão de áudio, vídeo, dados e energia num único cabo.

Até agora, a complexidade dos sistemas multimedia exigia um emaranhado de cabos para diferentes propósitos: HDMI para vídeo, USB para dados e carregamento, DisplayPort para monitores e cabos de alimentação separados. O GPMI nasceu com a promessa de acabar com esse caos, oferecendo uma solução completa com recursos que superam os padrões atuais.

Segundo relatos, haverá duas variantes deste cabo: o GPMI Tipo C, que é compatível com o USB-C existente, e o GPMI Tipo B, que é fisicamente maior e oferece maiores capacidades.

O novo cabo permite altas velocidades de transmissão, em 8K e até 16K, sem compressão e com altas taxas de atualização. Será capaz de alimentar a maioria dos dispositivos eletrónicos de consumo, incluindo monitores e laptops de alto desempenho, eliminando a necessidade de adaptadores de energia adicionais.

Há também transmissão bidirecional, que permite a comunicação de dados e controlo em ambas as direções, facilitando o controlo de vários dispositivos através de um único cabo e abrindo caminho para novos recursos.

O impacto do GPMI pode ser revolucionário, especialmente considerando a posição da China como um dos maiores exportadores de tecnologia. Se amplamente adotado por fabricantes e consumidores, o GPMI pode redefinir a conectividade em residências e indústrias.