Acciona e Nordex criam joint venture para desenvolver projetos de hidrogénio verde fora de Portugal e Espanha

A espanhola Acciona e a sua subsidiária alemã, Nordex, formaram uma joint venture para desenvolver projetos de hidrogénio verde em zonas com abundantes recursos eólicos disponíveis e não ligados a redes elétricas convencionais para produzir a custos competitivos, anunciou esta sexta-feira o grupo presidido por José Manuel Entrecanales.

Segundo a Acciona, já há 8 localidades com essas características – nos Estados Unidos, América Latina e África – em carteira e estão em avaliação novas oportunidades em outras partes do mundo.

A nova joint venture não vai operar em Portugal e Espanha, onde a Acciona Energía já mantém uma aliança com a Plug Power – o grupo Acciona terá uma participação de 50% desta nova empresa, distribuída igualmente entre a Acciona e a Acciona Energía: já o fabricante alemão Nordex fica na posse dos restantes 50%. Em causa está um negócio avaliado em cerca de 68 milhões de euros.

Já com um portfólio de energia renovável de 50 gigawatts em desenvolvimento, o plano da nova empresa passa por produzir meio milhão de toneladas de hidrogénio verde por ano na próxima década, sendo que a primeira unidade ficaria pronta em 2017.

A Acciona destacou também que a procura por hidrogénio verde no mundo vai crescer cerca de 700% nas próximas três décadas, impulsionada pela descarbonização da economia. “O hidrogénio verde poderia contribuir com 20% das necessidades totais de redução de emissões até 2050. Mais de 25 países já estabeleceram planos de hidrogénio verde”, precisou o grupo.