
Abreu Advogados entre as mais inovadoras da Europa com cinco nomeações nos prémios do Financial Times
A Abreu Advogados voltou a destacar-se no panorama jurídico europeu ao conquistar cinco nomeações nos FT Innovative Lawyers Awards Europe 2025, incluindo a distinção de “Most Innovative Law Firm in Europe (Headquartered outside the UK)” — prémio para o qual está nomeada pelo terceiro ano consecutivo.
A sociedade portuguesa está nomeada na categoria de Innovative Lawyers in Responsible Business com o projeto “(Em)Powering Guinea-Bissau”, desenvolvido em parceria com a ONG TESE, que envolveu a criação de um modelo contratual inovador para viabilizar a construção e operação da primeira central solar da Guiné-Bissau.
Em Innovative Lawyers in Private Finance, a nomeação surge da assessoria prestada à Fortitude na aquisição da Bioportugal, num processo que incluiu uma solução jurídica diferenciadora de financiamento através do Banco Português de Fomento.
Já na área de Innovative Lawyers in Science and Technology, o destaque vai para o trabalho desenvolvido com a Selenis na integração de uma unidade de produção sustentável nos Estados Unidos, aplicando o modelo de economia circular ao negócio.
Na categoria Innovation in Knowledge and Data, o projeto Abreu: 360º valeu à sociedade a nomeação. Trata-se de uma plataforma digital modular e dinâmica que permite uma gestão mais eficiente e integrada do negócio, aumentando a produtividade e o alinhamento interno.
Por fim, a nomeação para Most Innovative Law Firm in Europe (Headquartered outside the UK) é a mais relevante e reconhece a inovação global do trabalho realizado no último ano pela sociedade.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 18 de setembro, no Museu de História Natural, em Londres, e reunirá as firmas de advogados mais inovadoras da Europa.
Os FT Innovative Lawyers Awards Europe distinguem anualmente as melhores práticas de inovação entre sociedades de advogados e equipas jurídicas in-house. A avaliação das candidaturas baseia-se em três critérios: inovação técnico-jurídica, inovação na gestão da firma e impacto das soluções desenvolvidas — quer para os clientes, quer para o setor em geral.