Abreu Advogados assessora Panattoni na aquisição de terrenos para novo parque logístico em Lisboa

A Abreu Advogados assessorou a Panattoni Ibéria na aquisição de terrenos em Santa Iria de Azóia, anteriormente pertencentes à Saint-Gobain, para a construção do Panattoni Park Lisbon-City. A operação, concluída no início de 2025, visa a criação do primeiro parque logístico da empresa na Grande Lisboa.

O projeto logístico será desenvolvido em três lotes com uma área total de 212.380 m², incluindo cinco armazéns com uma área bruta locável de 85.485 m². A construção será realizada em duas fases: a primeira arranca em fevereiro de 2025 e a segunda em meados do mesmo ano. Estima-se que o projeto gere cerca de 200 novos postos de trabalho.

A assessoria jurídica da Abreu Advogados à Panattoni Ibéria iniciou-se em março de 2021, abrangendo todo o processo legal, desde a due diligence dos ativos imobiliários até à negociação e formalização do contrato de compra e venda. O trabalho incluiu ainda a elaboração de toda a documentação necessária, como o pedido de informação prévia junto da Autoridade Tributária.

“Queremos expressar o nosso mais sincero agradecimento à ABREU ADVOGADOS pelo aconselhamento integral nesta operação. O seu apoio foi fundamental em todas as fases do processo, desde a Due Diligence até à negociação contratual, o controlo do seu cumprimento e, por fim, no encerramento da escritura. Para nós e para o setor imologístico, o Panattoni Park Lisbon-City representa um marco emblemático, não só pela sua localização estratégica, dimensão e versatilidade, mas também pelo seu impacto na revitalização do tecido industrial local, consolidando-se como uma referência no mercado”, explica Gustavo Cardozo, Managing Director and Partner da Panattoni Iberia.

“O Panattoni Park Lisbon-City representa um marco significativo para o setor logístico e imobiliário em Portugal. Foi um privilégio coordenar esta operação com a equipa da Abreu Advogados e contribuir para o sucesso de um investimento estratégico como este”, refere Pedro Pais de Almeida, sócio da Abreu Advogados.

A equipa jurídica envolvida foi liderada por Pedro Pais de Almeida e contou com o contributo de Diogo Belard Correia, Joana Maldonado Reis, Madalena Bernardes Coelho, Ana Luísa Ferreira, Guilherme Mata da Silva, Filipa Vicente Silva e Manuel Santiago.